Depois de negociações intensas, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, e integrantes do conselho conseguiram evitar um julgamento bilionário relacionado ao caso Cambridge Analytica.
O acordo, confirmado por fontes à AFP nesta quinta-feira, 17, foi fechado enquanto o processo avançava nos tribunais.
O litígio, iniciado por investidores da Meta, indagava a decisão dos executivos ao aceitarem pagar US$ 5 bilhões ao governo dos Estados Unidos devido a supostas falhas na proteção de dados de usuários.
Os autores da ação consideraram o valor excessivo e atribuíram a penalidade à falta de rigor na supervisão das práticas de privacidade da empresa.
O acordo inesperado da Meta
Entre os acusados estavam Zuckerberg, o investidor Marc Andreessen, a ex-diretora de operações Sheryl Sandberg e outros líderes da companhia.
Eles foram responsabilizados por permitir violações recorrentes à privacidade dos usuários do Facebook, especialmente depois da multa histórica aplicada pela Comissão Federal de Comércio em 2019.
O anúncio do acordo ocorreu no segundo dia do julgamento, conforme reportou a Reuters. As condições financeiras e obrigações assumidas pelas partes não foram reveladas. Durante a audiência, nenhum representante da defesa se pronunciou.
O advogado dos acionistas, Sam Closic, disse que “o entendimento foi alcançado rapidamente”.
Desdobramentos do processo e depoimentos
O processo, que já tinha depoimentos de testemunhas e previa a participação de Zuckerberg, Sandberg, Peter Thiel e Reed Hastings, foi encerrado depois da conciliação.
As acusações remontavam ao escândalo que expôs o uso de dados de milhões de usuários do Facebook pela Cambridge Analytica, empresa envolvida na campanha de Donald Trump em 2016.
Na audiência de quarta-feira, 16, um especialista convocado pelos autores apontou “falhas” nas práticas de privacidade do Facebook, sem afirmar se houve descumprimento do acordo firmado com a FTC em 2012.
Também ouvido, Jeffrey Zients, ex-membro do conselho da Meta, declarou que a empresa não pagou a multa com o objetivo de isentar Zuckerberg de responsabilidade, refutando as alegações dos investidores.
Até o momento, a Meta não divulgou declarações sobre os termos do acordo firmado para encerrar o processo.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
O post Meta evita julgamento bilionário e fecha acordo em processo sobre caso Cambridge Analytica apareceu primeiro em Revista Oeste.