Sítios arqueológicos para conhecer em Belize

Belize preserva um extenso patrimônio arqueológico que remonta ao período entre 250 e 900 d.C., quando a população maia local superava um milhão de habitantes. Centros urbanos sofisticados construídos nesse período atraem arqueólogos e visitantes de todo o mundo.

Entre os sítios mais conhecidos estão Caracol, Xunantunich, Lamanai e Altun Ha, onde é possível observar glifos, estelas e estruturas arquitetônicas que revelam aspectos da vida, espiritualidade e organização social dos maias. Além das ruínas, comunidades locais mantêm viva a herança cultural por meio de oficinas, práticas linguísticas e atividades educativas.

Templo das máscaras em Lamanai, em BelizeBelize Tourism Board/Divulgação

De norte a sul do país, diversos distritos oferecem passeios guiados por sítios arqueológicos. Em Corozal, destaca-se Santa Rita; em Toledo, Nim Li Punit; e em Cayo, o sítio de Cahal Pech. Nestes locais, o público encontra praças, campos cerimoniais e esculturas esculpidas com precisão.

Além da arquitetura, a escrita maia também é parte fundamental das experiências. Através de oficinas de epigrafia, é possível aprender a decifrar glifos antigos, conhecer sua aplicação em cerâmicas e até reproduzir inscrições em peças de argila.

Mas a exploração arqueológica em Belize não se limita à superfície. Cavernas como Actun Tunichil Muknal (conhecida como Caverna ATM) revelam aspectos espirituais da cultura maia. Acreditadas como portais para Xibalba — o submundo da mitologia local — essas formações naturais guardam ossadas humanas, cerâmicas e outros artefatos utilizados em rituais religiosos. O percurso inclui opções de canoagem, caminhada e tubing, guiadas por profissionais especializados.

Continua após a publicidade

Conheça os principais sítios maias de Belize:

1. Xunantunich: Erguido sobre uma colina no distrito de Cayo, destaca-se pela pirâmide “El Castillo”, com 39 metros de altura e frisos decorativos que retratam divindades maias.

2. Caracol: Um dos maiores e mais bem preservados do país, está situado na Reserva Florestal Chiquibul e possui extensa área urbana e agrícola.

3. Altun Ha: Próximo à Cidade de Belize, abriga a famosa escultura da Cabeça de Jade, símbolo do deus-sol “Kinich Ahau”.

4. El Pilar: Ainda em processo de escavação, é um dos maiores sítios da região e oferece um panorama da vida cotidiana da população maia.

Continua após a publicidade

5. Cahal Pech: De fácil acesso a partir de San Ignacio, apresenta arquitetura residencial complexa e evidências de ocupação desde o período pré-clássico.

6. Lamanai: Habitado por mais de 3 mil anos, o local preserva vestígios da presença colonial e do período maia, incluindo uma escultura de um governante com cocar em forma de crocodilo.

Como chegar em Belize

Do Brasil, a melhor forma de chegar a Belize é fazendo uma conexão no Panamá com a Copa Airlines. Outra possibilidade é fazer conexão nos Estados Unidos, que tem voos diretos para Belize operados pelas companhias American Airlines (via Miami e Dallas), United Airlines (via Houston) e Delta Airlines (via Atlanta).

Busque hospedagem em Belize

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade