TikTok pode ficar inativo nos Estados Unidos (de novo)

O TikTok pode ficar indisponível nos Estados Unidos… de novo. O secretário do Comércio, Howard Lutnick, afirmou nesta quinta-feira (24) que isso pode acontecer se a China não concordar em ceder mais controle da rede social aos EUA.

A plataforma já foi suspensa por lá em janeiro, mas foi reestabelecida após um dia. Desde então, o presidente Donald Trump tem trabalhado para viabilizar a venda da operação do TikTok nos EUA para uma empresa norte-americana. Ainda não deu certo.

Trump tem tentando viabilizar a venda do TikTok nos EUA… mas o acordo ainda não saiu do papel (Imagem: miss.cabul//Shutterstock)

TikTok pode ficar inativo nos Estados Unidos pela segunda vez

Howard Lutnick falou em entrevista ao programa Squawk on the Street, da CNBC, na manhã desta quinta-feira. Segundo ele, o TikTok ficará indisponível para usuários americanos a menos que a China concorde em dar aos Estados Unidos mais controle sobre o aplicativo.

Tomamos a decisão. Não podemos ter controle chinês e ter algo em 100 milhões de telefones americanos.

Howard Lutnick, secretário do Comércio dos EUA, à CNBC

Venda do TikTok nos EUA precisa da aprovação da ByteDance e da China (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Futuro do TikTok no país é incerto

Os problemas do TikTok nos Estados Unidos começaram em 2024, quando o Congresso aprovou um projeto de lei para banir a plataforma por lá – a menos que a ByteDance, empresa chinesa que controla a rede social, a vendesse no país. A preocupação era de que o governo chinês tivesse acesso a dados de usuários americanos ou pudesse manipular o conteúdo dentro do aplicativo.

O TikTok chegou a ser suspenso, mas não durou muito: assim que Donald Trump assumiu seu segundo mandato na presidência, estendeu o prazo para a venda, permitindo que a rede social continuasse operando até concretizar o acordo.

Apesar de rumores e possíveis interessados, a venda não aconteceu. Em junho, Trump estendeu o prazo pela terceira vez, dando à plataforma tempo extra até setembro.

Segundo o próprio presidente estadunidense, esse acordo estava perto de acontecer. Faltava só conversar com a China.

ByteDance confirmou a negociação (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Leia mais:

O que sabemos sobre o novo aplicativo que pode substituir o TikTok nos EUA

É real ou IA? Plataformas estão “confundindo” vídeos

TikTok Shop é realmente confiável? Saiba tudo sobre o e-commerce da rede social

TikTok estava perto de ser vendido nos EUA

No início deste mês, Donald Trump revelou que começaria a conversar com a China sobre um possível acordo para a venda da rede social naquela mesma semana;

O republicano se mostrou otimista e, na ocasião, disse que o negócio estava “praticamente” fechado;

Ainda de acordo com o republicano, havia um comprador definido para o TikTok: “um grupo de pessoas muito ricas”, que não tiveram suas identidades reveladas. O Olhar Digital deu detalhes sobre o nome desses compradores aqui;

Na época, a ByteDance confirmou a negociação em andamento.

Vale lembrar que, mesmo que os EUA cheguem a um acordo com o comprador e com a própria empresa controladora do TikTok, a China ainda precisa aprovar a transação. O que, aparentemente, ainda não aconteceu.

O post TikTok pode ficar inativo nos Estados Unidos (de novo) apareceu primeiro em Olhar Digital.