A Apple disponibilizou a primeira versão beta pública do iOS 26, nova geração do sistema operacional para iPhones. Com isso, usuários interessados já podem experimentar os recursos que chegarão oficialmente no segundo semestre. A principal novidade é a interface chamada “Liquid Glass”, que traz um visual mais transparente e sofisticado, semelhante ao vidro.
Além do novo design, o iOS 26 também aposta em recursos de inteligência artificial, como tradução simultânea de conversas, sugestões inteligentes em mensagens e atalhos otimizados com IA. A atualização ainda chega com mudanças visuais em apps nativos, nova tela de bloqueio e melhorias em várias áreas do sistema.
“Liquid Glass” marca maior mudança visual desde o iOS 7
O novo visual do iOS 26 representa a maior transformação estética do sistema desde a chegada do iOS 7. A interface Liquid Glass adiciona uma aparência translúcida a elementos como botões, notificações, controles de navegação e telas dos aplicativos. O design foi incorporado a apps como Telefone, Câmera, Safari, Música, entre outros, além da tela inicial, centro de controle e bloqueio.
A tela de bloqueio do iPhone e iPad também foi redesenhada, agora com efeito 3D em fotos, relógio dinâmico e possibilidade de tornar ícones de aplicativos mais transparentes.
IA no sistema: tradução ao vivo e sugestões inteligentes
No campo da inteligência artificial, o iOS 26 traz recursos que prometem melhorar a experiência de uso. A começar pela tradução ao vivo de conversas, disponível em chamadas e mensagens. O sistema também oferece sugestões automáticas de enquetes no app Mensagens, e melhorias no recurso de Visual Intelligence, que agora ajuda em buscas por imagem durante a navegação.
A Apple também integrou atalhos alimentados por IA, que identificam padrões de uso para sugerir ações rápidas e personalizadas.
Novidades no app Telefone e foco em jogos
No aplicativo de chamadas, o destaque vai para o Call Screening, que solicita ao chamador que diga seu nome e motivo da ligação antes que o usuário atenda. Já o Hold Assist avisa quando a música de espera termina, indicando que um atendente está disponível.
Outra adição relevante é o novo app de jogos, que centraliza experiências e descobertas em um único espaço para os jogadores no iPhone.
Leia mais:
Por que a Apple mudou o nome do iOS 18 para 26? Entenda a alteração em 2025
Vale a pena trocar seu notebook da Apple por um MacBook Pro com chip M4?
Ainda vale a pena comprar iPhone 16 em 2025? Veja prós e contras do celular da Apple
Outras atualizações do ecossistema Apple
O visual Liquid Glass também está presente em outros sistemas da Apple. O iPadOS 26 inclui a chegada do app Preview do macOS, permitindo anotações em PDFs, e um novo sistema de janelas, mais próximo da experiência de computadores.
No macOS 26, a principal novidade é a evolução do Spotlight, que agora antecipa buscas e sugere ações com base no uso. O sistema também ganha Live Activities, permitindo sincronizar atividades com o iPhone.
O watchOS 26 adiciona o Workout Buddy, assistente de treinos com voz gerada por IA, e um novo gesto com um dedo para interações rápidas. A Apple também atualizou o app de exercícios com mídia automática e ajuste inteligente de volume.
Por fim, o tvOS 26 ganha recurso para troca rápida de perfis, além de um modo karaokê com iPhones como microfones e letras na tela. O sistema também amplia o uso de legendas ao vivo com tradução e permite personalizar chamadas FaceTime com pôsteres de contato.
A versão final do iOS 26 e demais sistemas está prevista para o segundo semestre de 2025, mas os testes públicos já permitem uma prévia das mudanças que devem marcar a próxima geração de dispositivos Apple.
Dispositivos compatíveis com os novos sistemas da Apple
A versão beta do iOS 26 está disponível para uma ampla gama de iPhones. A compatibilidade vai até a linha iPhone 11, assim como o iPhone SE de segunda geração. Ou seja, todas as linhas mais recentes estão dentro da atualização, enquanto dispositivos anteriores ao iPhone 11 já não entram mais na lista.
No caso do iPadOS 26, a Apple garante suporte para os modelos mais recentes da linha iPad Pro, como o iPad Pro com chip M4, além dos modelos de 12,9 polegadas a partir da 3ª geração e os iPads Pro de 11 polegadas desde a 1ª geração. Também entram na lista os iPad Air com chips M2 e M3, além do iPad Air a partir da 3ª geração. O sistema cobre ainda o iPad (A16) e os iPads tradicionais a partir da 8ª geração, além dos iPad mini com chip A17 Pro e da 5ª geração em diante.
O novo macOS 26 é compatível com todos os MacBook Air e MacBook Pro com Apple Silicon lançados desde 2020. Modelos com Intel também continuam recebendo suporte, como o MacBook Pro de 16 polegadas de 2019 e o de 13 polegadas com quatro portas Thunderbolt 3. Também são compatíveis o iMac (2020 ou mais recente), o Mac mini da mesma geração, o Mac Studio lançado a partir de 2022 e o Mac Pro a partir de 2019.
Já o watchOS 26 pode ser instalado a partir do Apple Watch Series 6. A nova versão também é compatível com os modelos Series 7, 8, 9 e 10, além do Apple Watch Ultra e Ultra 2. O Apple Watch SE de 2ª geração também está incluído na atualização.
O post iOS 26 chega em beta público com interface Liquid Glass; o que muda? apareceu primeiro em Olhar Digital.