Número de brasileiros com TV por assinatura é o menor desde 2016

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela uma mudança de comportamento dos brasileiros. Cada vez mais pessoas estão substituindo a TV por assinatura pelo streaming.

O levantamento, feito no último trimestre de 2024, identificou o menor número de domicílios com serviço de televisão paga desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2016. Neste período, o número de usuários caiu de 22,2 milhões para 18,3 milhões.

Número de brasileiros com TV por assinatura caiu de 22,2 milhões para 18,3 milhões (Imagem: Ultraskrip/Shutterstock)

Avanço do streaming

Segundo o IBGE, em 2016, 33,9% dos brasileiros pagavam para assistir TV.

No ano passado, no entanto, esse número caiu para 24,3%.

Por outro lado, dos 75,2 milhões de lares com aparelho de televisão no país, 43,4% têm algum serviço de streaming.

Isso totaliza 32,7 milhões de pessoas.

Os pesquisadores ainda identificaram que, nas casas onde há streaming, 86,9% tinham também acesso à TV aberta, uma redução em relação aos 93% de 2022.

Em 39,7% destes lares, havia acesso também a canal de TV paga.

Em 2022 eram 41,5%.

Já 8,2% não tinham sequer televisão aberta ou fechada, ou seja, faziam uso exclusivo dos canais de streaming.

Em 2022, essa marca era de 4,7%.

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Queda da TV por assinatura contrasta com avanço das plataformas de streaming (Imagem: Proxima Studio/Shutterstock)

Interesse pela TV paga diminuiu

De acordo com o levantamento, 58,4% dos brasileiros afirmaram ter um menor interesse pela TV por assinatura. Em 2016, esse número era de 39,1%. Por outro lado, 31% disseram considerar o preço alto demais, contra 56% anteriormente. Estes dados indicam uma mudança no comportamento da população.

Esta falta de interesse pode ser explicada pela criação de novas formas de consumir conteúdos pela internet. Neste cenário, é fácil entender o aumento do número de clientes que assistem filmes e séries através dos diversos serviços de streaming existentes hoje.

Usuários têm várias opções de serviços de streaming atualmente (Imagem: Robert Way/Shutterstock)

Segundo o IBGE, por meio de streaming, o assinante tem acesso a uma oferta de filmes, séries, desenhos infantis, programas jornalísticos e eventos esportivos, por exemplo. Com exceção de programações ao vivo, as atrações são sob demanda, ou seja, ficam disponíveis para serem vistas a qualquer momento. As informações são da Agência Brasil.

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