Recentemente, o Spotify expandiu o acesso a audiolivros e ofertas de música personalizadas em todo o mundo. A estratégia rendeu frutos, com o número de usuários ativos mensais da plataforma de streaming aumentando em 11% no segundo trimestre deste ano.
Apesar do crescimento na base de usuários, a empresa registrou um prejuízo líquido de 86 milhões de euros (mais de R$ 550 milhões). Resultado muito abaixo dos 274 milhões de euros (cerca de R$ 1,7 bilhão) de lucro obtidos no mesmo período do ano passado.
Serviço de assinatura premium também apresentou bons resultados
Segundo o The Wall Street Journal, o número de usuários ativos mensais do Spotify atingiu a marca de 696 milhões no segundo trimestre de 2025. Os maiores crescimentos foram registrados na América Latina e Europa.
Ao mesmo tempo, os assinantes premium do serviço de streaming de áudio aumentaram 12%, chegando a 276 milhões. Isso impulsionou a receita da empresa, que aumentou 10% e totalizou 4,19 bilhões de euros (mais de R$ 27 bilhões). A margem bruta da companhia foi de 31,5%, ficando em linha com o esperado pelo mercado financeiro.
No entanto, a plataforma de streaming registrou um prejuízo líquido importante. O resultado foi causado pelos custos mais altos de pessoal, serviços profissionais e marketing, bem como os chamados encargos sociais no valor de 115 milhões de euros (aproximadamente R$ 745 milhões).
Leia mais
Banda gerada por IA bomba no Spotify e reacende debate ético
Spotify vai te dar mais controle em playlist que recomenda músicas
Spotify amplia uso de IA para narração de audiobooks
Empresa projeta recuperação no curto prazo
Apesar do prejuízo, há otimismo para os resultados financeiros do próximo trimestre.
A expectativa é que o número de usuários ativos mensais atinja o patamar de 710 milhões, enquanto os assinantes premium aumentem para 281 milhões.
A empresa ainda prevê uma receita de 4,2 bilhões de euros e uma margem bruta de 31,1%.
A estratégia da plataforma é combinar o aumento dos preços do serviço e a redução de gastos para voltar a ter lucro.
O post Número de usuários aumenta, mas Spotify dá prejuízo no 2º trimestre apareceu primeiro em Olhar Digital.