Investir na carreia de TI é uma boa ideia? Veja os prós e contras

Muitas profissões ligadas à área da tecnologia são apontadas como as “profissões do momento”. Afinal, estamos na era da informação, da tecnologia e da IA. Dessa forma, quem está na fase de decidir qual carreira profissional seguir pode ficar com muitas dúvidas, incertezas e se perder no mar de informações que temos hoje.

Desde 2012, o crescimento médio de trabalhadores em tecnologia da informação é de 4,4% ao ano, conforme pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS), em parceria com a Federação de Serviços do Estado de São Paulo (FESESP) e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (SEPROSP). A média salarial é de R$ 7,6 mil. Vale conferir os prós e contras de investir nessa carreira.

Desafio da escolha da profissão faz parte do amadurecimento (Imagem gerada via DALL-E/Olhar Digital)

Investir na carreia de TI é vale a pena?

A pesquisa citada no início da matéria aponta que o Brasil tem 722,5 mil trabalhadores em tecnologia da informação, porém as vagas estão longe de serem totalmente preenchidas. Faltam profissionais especializados em muitas empresas.

Leia mais:

O mercado está cada vez mais tech! Veja profissões em alta neste ano

Salário de R$ 500 mil? Startup promete ponte entre talentos brasileiros e big techs

71% das mulheres em TI trabalham horas extras para crescer na carreira

No Estado de São Paulo estão 39,6% dos empregos na área (286,1 mil trabalhadores). Já no Rio de Janeiro se encontram 8,8% do total de empregos no país, 63,5 mil trabalhadores.

Mas, será que é uma boa escolha investir em alguma carreira ligada à tecnologia da informação? Essa é uma pergunta que pode ser de difícil resposta, principalmente, porque levará em conta a particularidade de cada pessoa. Para tentar ajudar você a pensar a respeito, vamos separar aqui seis tópicos, três a favor e três contra essa escolha, para tentar jogar luz sobre a questão.

A empresa americana promete ser uma ponte entre talentos brasileiros e as big techs nos EUA – Imagem: Divulgação/BEON.Tech

3 motivos para se escolher carreira em tecnologia da informação

1. Empregabilidade

Com o alto déficit de profissionais no mercado, não faltam vagas abertas e a sensação de empregabilidade para esses profissionais. Mesmo que ele deseje sair do atual emprego, para quem tem formação, é relativamente fácil se recolocar no mercado, e de certa forma, há estabilidade na maioria dos cargos ocupados.

2. Salário atrativo e benefícios

A remuneração em TI pode ser interessante, com valores que são corrigidos com frequência em relação à experiência e à especialização do profissional. Além do salário, as empresas buscam manter os seus colaboradores oferecendo o trabalho remoto, em acréscimo ao plano de saúde, odontológico, flexibilidade de horário, entre outros.

Demanda reprimida do mercado é trunfo para se ganhar bem em TI (Imagem: PopTika/Shutterstock)

3. Crescimento e constante evolução

A constante evolução do setor garante que sempre haverá desafios e oportunidades de crescimento, abrindo novos horizontes para quem quer se aprofundar, com possibilidades de progressão e desenvolvimento profissional, seja na execução ou gestão, nas mais variadas vertentes.

3 motivos que podem te afastar da carreira em tecnologia da informação

1. Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional

O ambiente de trabalho em TI, que exige alta vigilância e disponibilidade contínua, pode dificultar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Muitas vezes o profissional precisa se dedicar por longos períodos na condução e conclusão de projetos, com deadline apertado, o que pode tornar a carreira inimiga de uma vida pessoal saudável.

2. Exigência por atualização constante

Claro que todas as áreas exigem que você se atualize, mas nada comparado com o avanço tecnológico que exigem um aprendizado ininterrupto destes profissionais, sob pena de perderem a relevância em um mercado altamente competitivo.

71% das entrevistadas acredita que precisa trabalhar além de seu contrato para conquistar uma promoção. (Imagem: fizkes / Shutterstock.com)

Pressão constante

Manter os sistemas essenciais funcionando, o alto volume de trabalho e poucos profissionais disponíveis podem levar facilmente à sobrecarga, aperto de prazos e estresse das equipes que lidam com essas questões, a longo prazo, pode não valer a pena, mesmo com os benefícios apresentados anteriormente.

Conclusão

Apenas cada um pode responder o que é melhor para si, não é mesmo? Procuramos aqui apresentar os benefícios e desafios de uma carreira que continua em ascensão.

Agora vale pesar os aspectos que colocamos aqui, lembrando que existem outros não citados, dentro de um universo de possibilidades, uma vez que cada empresa tem sua própria política, benefícios e particularidades.

Esperamos que este conteúdo possa lhe ajudar, de alguma forma, a entender um pouco mais dessa realidade.

O post Investir na carreia de TI é uma boa ideia? Veja os prós e contras apareceu primeiro em Olhar Digital.