A popularização das bicicletas elétricas também fez crescer o mercado de kits elétricos adicionais. Esses kits transformam uma bicicleta comum em uma e-bike assistida. Um deles é o Kamingo, um pequeno sistema elétrico composto por três componentes que transforma instantaneamente uma bicicleta comum em uma e-bike com assistência de pedal.
Criado por engenheiros, ciclistas e profissionais com experiência em inovação na Huawei e na BYD, o Kamingo nasceu com uma nova visão para conversores de bicicletas elétricas. O sistema realiza essa transformação por meio de um sistema de tração por fricção, que aplica torque diretamente ao pneu. É esse estilo que permite seu design ultracompacto e de troca rápida. As informações estão disponíveis no site oficial da marca.
O sistema
O sistema é composto por três componentes:
Bateria.
Motor.
Controlador com visor.
A bateria é o componente mais volumoso e pesa 1,4 kg. Seu formato se assemelha ao de uma garrafa de água, o que facilita seu encaixe, já que pode ser colocada no suporte da bicicleta ou no bolso lateral de uma mochila. Ela tem potência de 266 Wh (watt-hora) e oferece uma autonomia de até 90 km, dependendo do uso.
O motor pesa apenas 900g e cabe na palma da mão. Tem uma potência máxima de 750 watts. É um motor síncrono de ímã permanente, com sistema de redução de engrenagem que gera até 40 Nm de torque. Um algoritmo de controle orientado por campo gerencia o desempenho e a entrega de potência.
O terceiro e último componente é um pequeno controlador com visor colorido, que deve ser acoplado ao guidão. É um controlador leve, com um seletor de modos texturizado e uma pequena tela colorida que exibe informações essenciais, como velocidade, distância e nível da bateria. Um recurso de frenagem regenerativa recupera energia durante frenagens e descidas para recarregar a bateria.
A bateria é compatível com muitos suportes de garrafa padrão. Se já for compatível com o seu, a instalação pode levar apenas dois minutos. Caso contrário, a Kamingo inclui seu próprio suporte, que pode ser instalado nos encaixes do quadro da bicicleta.
O motor e o controlador possuem suportes específicos que são fixados com parafusos. O controlador deve ser acoplado ao guidão, e o motor, na parte traseira do quadro da bicicleta. Há também um sensor de cadência que se prende ao pedivela e um cabo que conecta a bateria ao motor.
Leia mais:
Transforme sua bicicleta “normal” em elétrica com esse acessório barato
Não quer pedalar? Conheça esta bicicleta elétrica com acelerador
Bicicleta elétrica dobrável com design inovador da Kosmos
Modos operacionais e segurança
O Kamingo opera em três modos: espera, assistência e cruzeiro.
No modo espera, o motor se afasta do pneu, permitindo pedalar normalmente, ideal para quando o trajeto é leve, as pernas estão descansadas ou se busca um treino mais intenso.
O modo assistência aciona o motor para ajudar na pedalada. O modo cruzeiro oferece propulsão totalmente elétrica (onde permitido por lei). A velocidade máxima é de 32 km/h nos EUA e 25 km/h na Europa.
Para garantir a segurança, o sistema conta com sensores que desligam o motor em casos de queda. Também existem sensores que detectam obstáculos, como galhos e pedras. Alertas podem ser enviados ao controlador. Os sensores também atuam para ajustar a pressão do motor sobre o pneu, a fim de evitar escorregões.
O produto chega ao mercado por meio de uma campanha no Kickstarter, uma plataforma de financiamento coletivo. Os apoiadores podem financiar o sistema por US$ 349 (cerca de R$ 1.900). Esse valor garante a aquisição do Kamingo. A expectativa inicial era arrecadar dez mil dólares, mas a arrecadação já ultrapassou 1 milhão de dólares. As primeiras entregas devem ser feitas em dezembro para os financiadores.
O post Esse kit transforma qualquer bicicleta em e-bike; veja! apareceu primeiro em Olhar Digital.